segunda-feira, 23 de março de 2009

Corte em benefícios dos professores.

O deputado estadual Raul Marcelo questionou o corte do Adicional de Local de Exercício (ALE) promovido pelo governo estadual sobre os salários dos professores da rede estadual. O parlamentar defendeu ainda que a secretária estadual de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, explique o corte.
O adicional foi criado pela por lei em dezembro de 1991, para incentivar professores que lecionam em escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social ou com maior dificuldade de acesso. Agora, o governo estadual decidiu alterar as regras de concessão do benefício, prejudicando os docentes.
Em 2008 foi feito um reestudo pelo SEAD, alterando a relação das escolas beneficiadas, milhares de professores e outros trabalhadores da educação perderam 20% de seus salários. “Só em Sorocaba mais de 3 mil professores foram prejudicados”, afirmou Raul Marcelo. O deputado referiu-se a matéria publicada nesta terça-feira (17 de março) no jornal ‘Cruzeiro do Sul’, sob o título “Professores contestam suspensão de benefício”.
O deputado também questionou o fato do Governo Estadual ter instituído em 2008 uma gratificação por produtividade – que passou a vigorar neste ano – e, agora cortar o adicional salarial de valor quase equivalente à bonificação criada. “Segundo o DIEESE, agora em março os professores precisariam ter uma reposição de, no mínimo, 27%. E agora, com o fim do ALE, uma boa parte dos professores terá um perda de 20% nos salários”, frisou Raul Marcelo, que disse ainda: “Se o governador José Serra tivesse um projeto para dotar o Estado de São Paulo de um amplo sistema educacional, que fosse exemplo para todo o Brasil, deveria ter feito o mínimo. Deveria ter incorporado aos salários de todos os professores esses 20%”.

Nenhum comentário: