terça-feira, 25 de maio de 2010

Plenária reafirma mandato como trincheira de lutas.

A plenária do mandato do deputado estadual Raul Marcelo na capital paulista, no último sábado reuniu apoiadores de diversas categorias e movimentos sociais e reafirmou a importância da atuação do parlamentar como um aliado fundamental dos lutadores no Estado. Participaram da atividade importantes lideranças sociais, como o dirigente nacional do MST Gilmar Mauro, Guilherme Boulos (da direção do MTST), Paulo Pedrini (coordenador da Pastoral Operária Metropolitana da igreja católica), Júnia Gouvêa (representante da Intersindical) e Douglas Belchior (coordenador da União de Núcleos de Educação Popular para Negros, Negras e Classe Trabalhadora – Uneafro). O pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL, Plínio Arruda Sampaio, também esteve presente.
Todos foram unânimes em destacar a importância do mandato de Raul Marcelo como deputado estadual.
Plínio realçou que o mandato de Raul Marcelo é fundamental porque atua firmemente quando tem lutadores presos, em defesa das lutas dos trabalhadores, em defesa da educação e dos direitos humanos. “O Raul fez duas coisas fantásticas, que foi a lei da educação no futebol e o projeto que tira os nomes de torturadores dos bens públicos de nosso Estado”.
Mandato a serviço da lutaDouglas Belchior convidou toda a militância a participar da atividade promovida pela Uneafro no próximo dia 13 para lembrar que a abolição da escravatura não se concretizou até hoje no Brasil e que uma das expressões desse atraso são os assassinatos de mais de 400 jovens, em sua maioria negros, no mês de maio de 2006, pela polícia militar. Até hoje os crimes estão impunes.
Raul Marcelo, que é autor do projeto que criou o feriado de 20 de novembro no município de Sorocaba e também apresentou na Alesp o PL 1336/07 – que institui o feriado estadual da Consciência Negra – estará presente à atividade.
Gilmar Mauro destacou a jornada de lutas realizada pelo MST em abril deste ano, que reuniu cerca de 40 mil trabalhadores rurais em todo o país e, em São Paulo, ocupou 11 latifúndios e 15 prédios públicos para denunciar que “não tem vontade política e nem política para fazer a reforma agrária no Brasil. O INCRA virou o Instituto Nacional Contra a Reforma Agrária”.
Guilherme Boulos informou sobre o sucesso da consolidação da ocupação realizada na madrugada de sexta para sábado no município de Santo André, no ABC Paulista, com mais de 300 famílias, em um latifúndio abandonado há anos. E chamou os presentes a participar do ato organizado pelo MTST no próximo dia 16 de maio, na ocupação Che Guevara, em Taboão da Serra, contra o despejo das famílias que vivem na área.
Calendário de lutasO mandato de Raul Marcelo estará acompanhando e apoiando diversas ações organizadas pelos movimentos sociais que participaram da plenária realizada neste sábado. Entre elas, destacam-se:
13 de maio – aula pública “Mais um ano sem abolição… Crimes de maio sem apuração”, promovida pela Uneafro na Praça do Patriarca (centro da capital), a partir das 14 horas, com a participação de diversos movimentos sociais.
16 de maio – ato em solidariedade às famílias organizadas pelo MTST na cidade de Taboão da Serra, contra a reintegração de posse da área do acampamento Che Guevara, às 15 horas
28 de maio – ato contra a criminalização das mulheres e a mortalidade materna, às 14 horas, na Praça João Mendes (centro de SP).
28 de maio – Jornada de Lutas da Via Campesina
29 a 31 de maio – Encontro estadual de assentados do MST
5 e 6 de junho – na cidade de Santos, o CONCLAT (Congresso da Classe Trabalhadora) funda nova central sindical classista no país.
25 de julho – Jornada de lutas em homenagem ao dia do agricultor

Nenhum comentário: